As peças internas de um Redutor de Velocidade, como engrenagens, estão constantemente em atrito e operação, muitas vezes em condições severas. Com o tempo, essas peças podem se desgastar ou perder eficiência, prejudicando a transmissão de torque, potência e redução do redutor.
Felizmente, há uma solução para esse problema: o óleo lubrificante. Os óleos atuam no sistema interno do redutor como graxas e agentes protetores, suavizando os impactos do atrito durante o funcionamento do equipamento.
Seleção do lubrificante adequado
Cada redutor exige um tipo específico de lubrificante, considerando a aplicação, especificações das engrenagens, temperatura de trabalho e condições ambientais. Por isso, a MACOPEMA preparou um conteúdo especial sobre como escolher o melhor óleo para o seu produto.
Um lubrificante de engrenagens tem as seguintes funções:
- Prevenir corrosão e atrito nas faces metálicas das engrenagens;
- Lubrificar e facilitar o movimento de rolamentos e engrenagens;
- Colaborar com o sistema de arrefecimento do redutor.
Essas funções ajudam a reduzir ruídos e vibrações, diminuindo a frequência de manutenções.
Para ser adequado, um óleo lubrificante deve ter:
- Viscosidade constante para garantir a formação de uma película protetora;
- Compatibilidade com a tinta do redutor e seus materiais internos;
- Resistência à corrosão e oxidação;
- Boa estabilidade térmica conforme a aplicação e sua classe.
Tipos de óleos utilizados em redutores
No mercado, os óleos mais comuns são os óleos minerais e os óleos sintéticos.
Óleo mineral
O óleo mineral é utilizado em aplicações onde a temperatura não ultrapassa 100°C. Derivado do petróleo, ele é econômico e forma películas consistentes, mas tem uma vida útil menor comparado a outros tipos.
Óleo sintético
Os óleos sintéticos são utilizados em temperaturas superiores a 100°C. Com aditivos especiais, eles garantem eficácia em altas temperaturas e têm menor perda de viscosidade.
Manutenção e troca de lubrificantes
A manutenção do óleo lubrificante é crucial para prolongar a vida útil do redutor. A primeira troca de óleo mineral deve ser feita após cerca de 200 horas de serviço. Os intervalos das trocas subsequentes dependem das condições de operação do redutor. Consulte o Manual de Instrução ou nossos especialistas para mais informações.
Durante a troca, use sempre o mesmo tipo de lubrificante e não misture diferentes óleos ou marcas. Descarte o óleo usado de forma adequada para preservar o meio ambiente.
Os mancais de rolamento e vedações que requerem relubrificação devem ser abastecidos com graxas à base de sabão de lítio, apropriadas para rolamentos. Relubrifique com 10 a 20 cm³ de graxa a cada três meses.
Na MACOPEMA, garantimos que todos os redutores enviados contenham o nível correto de óleo de qualidade, atendendo aos padrões ISO e CLT da norma DIN.
Confie em quem entende do assunto. Escolha a MACOPEMA.
A MACOPEMA, fabricante nacional de redutores e motorredutores de velocidade, oferece diversas opções de produtos e serviços para sua empresa, incluindo:
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