Redutores ou Motorredutores de Velocidade são equipamentos de transmissão mecânica que são aplicados em quaisquer segmentos de mercado como em Siderurgias, Sucroenergia, Mineração, Petróleo, entre outros.
Uma das maneiras de classificá-los para a escolha ideal na hora da compra, é pelos seus eixos de entrada e saída, isso porque a disposição destes pode interferir diretamente no desempenho do redutor em aplicação!
Se quer conhecer sobre a importância dos eixos do equipamento para sua necessidade, continue conosco e aprecie esta leitura!
Para começar, o que são os eixos de transmissão mecânica?
Internamente, o redutor de velocidade é formado por diversas peças, complexas ou não. Entre elas, destacam-se os eixos de saída e entrada que têm por obrigação, além de conectar acionador e maquinário, adequar a velocidade de giro e o torque de entrada para o necessário ao equipamento acionado.
O arranjo desses elementos classificam o equipamento de transmissão entre: Ortogonais, Coaxiais e Paralelos.
Redutores Ortogonais
Os Redutores Ortogonais podem ser identificados pela perpendicularidade de posição dos eixos, formando, como na geometria, um ângulo de 90°.
Uma das grandes vantagens deste tipo de equipamento é a otimização do espaço devido a proximidade entre o maquinário e o motor.
Aqui na MACOPEMA, eixos ortogonais são encontrados em redutores Linha R e DR Coroa e Rosca Sem Fim, compactos e de excelente custo benefício e os Linha OM Engrenagens Cônicas, com grandes capacidades de redução e grande ganho de eficiência.
Redutores Coaxiais ou Concêntricos
Os redutores coaxiais apresentam um arranjo alinhado entre o eixo de entrada e o de saída. Assim, com a carcaça, aparentam ser um único e eixo.
Geralmente apresentam-se em engrenagens de dentes retos (no caso dos planetários) ou helicoidais e garantem altos níveis de torques em um único estágio, sendo perfeitos para espaços limitados.
Em nosso catálogo, oferecemos os coaxiais Linha B, Linha PL – Planetário e Linha MC, por exemplo.
Redutores Paralelos
Como o próprio nome propõe, estes equipamentos possuem eixos colaterais ou em um mesmo plano.
Redutores Paralelos apresentam alta gama de potência, redução e torques sem estar demasiadamente afastado do motor. São comumente compostos por engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais.
Na MACOPEMA, a exemplo de altos níveis de torque em redutores paralelos, a Linha H oferece a grandeza entre 343Nm até 200.000Nm.
Se você chegou até aqui, que ótimo! Agora já consegue escolher um redutor de velocidade ideal pela disposição e arranjo dos eixos e, além disso, identificá-los em aplicações!
A MACOPEMA, fabricante de Redutores e Motorredutores de Velocidade 100% nacional, possui diversas opções de produtos e serviços para melhor atender sua empresa!
Conte conosco para:
– Linhas próprias MACOPEMA, com opções de customizações;
– Redutores fabricados com apoio de nossa engenharia conforme necessidade do cliente ou conforme projeto desenvolvido por sua engenharia;
– Service preparado para manutenir, reformar ou repotenciar redutores de quaisquer fabricantes do mercado.
Necessita de soluções específicas ou busca encontrar soluções para seu negócio? MACOPEMA – Sua satisfação é nosso ponto forte.